Vienna Media News

Colorful tiles on the roof of St. Stephen's Cathedral in Vienna

You are here:

Informações para Imprensa sobre Viena – Novembro de 2019 / Brasil Viena 2020. Capital da música

A riquíssima herança da música clássica de Viena segue viva na capital da música até hoje, sempre repleta de vitalidade e diversidade. Assim como há 250 anos, Viena segue sendo hoje a cidade que dá o tom à música. Todas as noites, 10.000 entusiastas ouvem música clássica ao vivo na Staatsoper, na Musikverein, na Konzerthaus, na Volksoper, assim como nas inúmeras outras casas de espetáculo de que a capital austríaca dispõe. Viena tem tido sucesso em transpor para o tempo presente seu grande legado clássico, sempre buscando enriquecê-lo com novas tendências.

A impressionante competência musical de Viena pode ser percebida em todos os âmbitos: na formação técnica avançada, na gradiosidade das casas de ópera e de concerto, nas orquestras e nos intérpretes expoentes, nos inúmeros museus e monumentos dedicados à música em seus mais diversos desdobramentos, na extensa cartela de serviços à disposição de musicistas profissionais – que variam de serviços de fabricação de instrumentos a estúdios de gravação de altíssima tecnologia – e, não menos importante, em todos os concertos e eventos luxuosos que compõem o farto calendário musical de Viena. Tal programação impressiona o público internacional e – a exemplo dos concertos de ano novo e de verão da Filarmônica de Viena no palácio Schönbrunn – é acompanhado por milhões de fãs de música no mundo todo.

Provida de um público tão erudito e atento, não é fortuito que Viena, a capital da música, acabe atraindo artistas de todo o mundo – hoje e sempre. Em tempos passados, foi Ludwig van Beethoven a escolher Viena como a cidade para desenvolver seu trabalho e suas vivências pessoais. Hoje em dia, entre os grandes nomes radicados em Viena estão os cantores de ópera Anna Netrebko, Elina Garanča e Juan Diego Flórez, o maestro Philippe Jordan e os musicistas Julian Rachlin e Aleksey Igudesman.

Muitos outros musicistas de renome internacional têm uma relação especial com a cidade. “Se nos Estados Unidos a capital da música é Nashville, na Europa, a capital musical é Viena”, afirma o cantor, pianista e compositor Billy Joel, um dos mais bem-sucedidos artistas solo dos Estados Unidos. Já Hans Zimmer, lendário compositor de trilhas sonoras para cinema, explica: “Se existe um lugar no mundo que inspira a música, esse lugar é, sem sombra de dúvidas, Viena”. Joshua Bell, grande nome do violino, também é entusiasta da capital austríaca: “Conhecer essa cidade é o sonho de qualquer musicista. É assustadoramente inspirador, estar em um lugar onde cada esquina é repleta de beleza”. Por sua vez, a pianista de sucesso Yuja Wang afirma que se sente em casa quando está em Viena: “Tenho muitos amigos na cidade. Quando estou aqui, me sinto feliz, segura e amada. Adoro passear pelo parque Stadtpark. O legal é que a Konzerthaus não fica longe do Musikverein. É um pedacinho do paraíso”.

Para o ano temático de 2020, o Turismo de Viena produziu um aplicativo de voz inovador para os assistentes de voz da Amazon e da Google. Ao ativar o Beethovens Wien/Beethoven’s Vienna no Alexa Skill ou no Google Action, você tem acesso a um áudio interativo sobre a vida e obra de Ludwig van Beethoven. O material reúne histórias e anedotas que vão surpreender até mesmo os grandes conhecedores de Beethoven, oferecendo muitas informações sobre sua obra e personalidade. A trilha sonora fica por conta de todas as nove sinfonias de Ludwig van Beethoven, gravadas pela Orquestra Sinfônica de Viena sob a batuta do maestro Philippe Jordan. O aplicativo de voz Beethovens Wien/Beethoven’s Vienna está disponível nas respectivas lojas da Alexa Skill e da Google Action – em uma campanha de marketing direcionada aos países de língua alemã, à Grã-Bretanha e aos Estados Unidos – assim como nos canais do Turismo de Viena e da Orquestra Sinfônica de Viena.

Além disso, o Turismo de Viena desenvolveu em conjunto com a agência Österreich Werbung um áudio-guia inteligente acoplado a óculos de sol. Tendo à disposição óculos bose frames, um altofalante e o novo aplicativo #RelatedToAustria-App, você pode passear por Viena e por Nova Iorque tendo Ludwig van Beethoven como guia acústico. Em Viena, há óculos disponíveis para empréstimo no Centro de Atendimento ao Turista da praça Albertinaplatz.

Em 16/12/2019, a cidade de Viena dá início ao ano de jubileu de Beethoven com um grande festival, sob o lema Beethoven gehört uns allen (Beethoven é de todos nós, em tradução livre).

Informações sobre o ano temático do Turismo de Viena “Viena 2020. Capital da música”:

Centro de Atendimento ao Turista de Viena, praça Albertinaplatz / rua Maysedergasse, 1010, Viena, www.wien.info, diariamente, das 9h às 19h

Aplicativo de voz inovador para os assistentes de voz da Amazon e da Google:

Contact

Vienna Tourist Board
Helena Hartlauer
Media Relations
Tel. (+ 43 1) 211 14-364