Vienna Media News

Colorful tiles on the roof of St. Stephen's Cathedral in Vienna

You are here:

Informações para Imprensa sobre Viena – Março de 2020 / Brasil Seguindo os rastros de Beethoven em Viena

Nos tempos de Beethoven, o bairro de Heiligenstadt se situava na parte externa dos muros da cidade e era conhecido como um lugar de repouso. Hoje em dia, tornou-se parte de Döbling, o 19º distrito de Viena. Em suas longas caminhadas e experiências naturais nessa região, o compositor pôde reunir forças, distrair-se e, sobretudo, reunir esperanças de alívio ou mesmo de cura no que se referia a seus sofrimentos, de saúde e da alma. Em 2017 foi inaugurado em uma de suas antigas residências o Beethoven Museum, localizado na rua Probusgasse. Um percurso de exposições conduz o visitante ao longo das 14 salas. Entre outros temas, são abordadas a história da casa, a mudança de Beethoven de Bonn para Viena, seu tempo em Heiligenstadt, seu processo de composição, suas finanças, a prática de montagem de espetáculos em sua época e seu legado.

A reputação do Theater an der Wien como um importante espaço para eventos de estreia de óperas, operetas, apresentações de canto, peças e concertos de todos os tipos já vem de longa data. Foi aqui que tiveram sua estreia inúmeras obras de Beethoven, entre elas seu concerto de violino e a ópera “Fidelio”. Enquanto trabalhava em sua ópera, nos anos de 1803 e 1804, o compositor viveu por certo tempo nessa casa. No ano de 2020, por ocasião de seu jubileu, o Theater an der Wien propõe uma programação especial em memória de Beethoven: entre elas, estão uma estreia (“Egmont”, de Christian Jost e Christoph Klimke, com estreia em 17/02/2020) e uma nova montagem de “Fidelio”, do próprio Beethoven (com estreia em 16/03/2020 e direção de Christoph Waltz).

O Barão de Pasqualati colocou à disposição de seu amigo Beethoven uma agradável acomodação, onde o compositor viveu por inúmeras vezes em períodos intermitentes entre 1804 e 1814. A Pasqualatihaus está localizada na rua Mölker Bastei, na região central da cidade. À época, Beethoven dispunha de uma vista que ia dos contornos da cidade até as colinas dos bosques de Viena: um deslumbre que pode muito bem ter inspirado o mestre a compor alguns de seus trabalhos mais importantes. Foi aqui que ele trabalhou, por exemplo, em “Fidelio”, em inúmeras sinfonias, em seu concerto de violino e em peças de piano, como “Für Elise” – supostamente dedicada a Therese von Malfatti, seu amor não correspondido. O memorial de Beethoven fica localizado no 4º andar. Lá você encontra uma série de objetos pessoais de Beethoven enquanto ouve suas composições em fones de ouvido.

A casa onde hoje se encontra o restaurante típico heuriger Mayer am Pfarrplatz foi uma das inúmeras residências de Beethoven. Em 1817, ele viveu e compôs nessa casa – que, inclusive, não está muito distante de sua outra casa que acabou se tornando o Beethoven Museum. O heuriger conta com um jardim aconchegante e um bufê diversificado com pratos quentes e frios, além de um vinho próprio, produzido em sua vinícola desde 1683.

Entre outubro de 1822 e março de 1823, Beethoven viveu na casa luxuosa onde se encontra o Restaurant Ludwig van. Nesse espaço, hoje tombado, ele trabalhou, por exemplo, na “Missa solemnis”, em sua 9ª sinfonia e na sonata de piano c-Moll op. 111. O restaurante “Ludwig van”, que hoje ocupa a casa, oferece pratos da cozinha vienense e dos clássicos austríacos a partir de uma interpretação moderna.

No Cemitério Central de Viena, há um mausoléu honorário dedicado a Ludwig van Beethoven (seção 32 A, número 29). Inicialmente, seu jazigo estava localizado no cemitério local do bairro de Währing, onde o compositor havia sido enterrado em 29/03/1827. Em 1888, seus restos mortais foram transferidos para o mausoléu do Cemitério Central. Ao lado de Beethoven, está o jazigo de Franz Schubert. Nas proximidades também se encontra um monumento em homenagem a Wolfgang Amadeus Mozart, cujo jazigo se encontra no Cemitério St. Marxer Friedhof.

  • Beethoven Museum, rua Probusgasse, 6, 1190, Viena, www.wienmuseum.at
  • Theater an der Wien, rua Linke Wienzeile, 6, 1060, Viena, www.theater-wien.at
  • Pasqualatihaus, rua Mölker Bastei, 8, 1010, Viena, www.wienmuseum.at
  • Heuriger Mayer am Pfarrplatz, praça Pfarrplatz, 2, 1190, Viena, www.pfarrplatz.at
  • Restaurant Ludwig van, rua Laimgrubengasse, 22, 1060, Viena, www.ludwigvan.wien
  • Mausoléu de Beethoven, Cemitério Central de Viena, rua Simmeringer Hauptstrasse, 234, 1110, Viena

Contact

Vienna Tourist Board
Helena Hartlauer
Media Relations
Tel. (+ 43 1) 211 14-364