Vienna Media News

Colorful tiles on the roof of St. Stephen's Cathedral in Vienna

You are here:

Informações para Imprensa sobre Viena – Março de 2020 / Brasil Libélula no museu

A MQ Libelle é um novo espaço para projetos de arte e de cultura no telhado do Leopold Museum, contando com um terraço de 600 m² aberto ao público. Esse novo ponto panorâmico no MuseumsQuartier dispõe de bancos, de um quiosque com bebidas e lanches e de uma excelente vista do centro da cidade até as colinas dos arredores de Viena. A MQ Libelle e a MQ Terrasse foram projetadas pelos arquitetos Laurids e Manfred Ortner, que também fizeram, no final dos anos 1990, os projetos de grandes construções do MuseumQuartier (Leopold Museum, mumok, Kunsthalle Wien).

A construção desse espaço no telhado do Leopold Museum é a primeira grande ampliação do MuseumsQuartier de Viena desde sua inauguração em 2001. Ela vem acompanhada de trabalhos de importantes artistas austríacas: Eva Schlegel projetou a parede de vidro da MQ Libelle; Brigitte Kowanz ficou responsável pelos icônicos corpos de iluminação do MQ Terrasse. A MQ Libelle estará disponível para projetos artísticos e culturais e também poderá ser alugada para eventos. Exceto em sua pausa de inverno (de 01/11/2020 a 31/03/2021), esse novo espaço fica aberto das 10 às 22h.

A inauguração da MQ Libelle será celebrada não apenas no evento de abertura (21/04/2020), como também ao longo de uma série de eventos especiais entre 24 e 26/04/2020. Entre esses eventos, estão passeios guiados, oficinas, concertos andantes e a instalação de luzes Am Anfang war der Schatten, de Alex Kasses. Com projeções sobre a fachada do Leopold Museum e do novo espaço do telhado, são evidenciadas com uma instalação sonora as estruturas e impulsos do trabalho artístico de Laurids Ortner, Brigitte Kowanz e Eva Schlegel. A obra ainda será complementada por uma performance de trombone, que acontece em vários pontos do MQ. Em 25 e 26/04/2020, o Leopold Museum promove visitas guiadas especiais pelas exposições, sempre indo parar no MQ Libelle (é necessário cadastro prévio). Outra dica é visitar a Approximation by Bilderbuch (de 28/02 a 20/08/2020) no frei_raum Q21. Essa exposição promove uma familiarização com a banda austríaca de sucesso Bilderbuch e com a sua música. Em cooperação com artistas, são expostas fotografias, imagens de apresentações, capas de discos e objetos em geral.

  • MQ Libelle e MQ Terrasse, MuseumsQuartier Wien, praça Museumsplatz, 1, 1070, Viena, www.mqw.at

Contact

Vienna Tourist Board
Helena Hartlauer
Media Relations
Tel. (+ 43 1) 211 14-364