Vienna Media News

Colorful tiles on the roof of St. Stephen's Cathedral in Vienna

You are here:

Informações para Imprensa sobre Viena – Novembro de 2019 / Brasil Exposições sobre Beethoven em Viena

O Kunsthistorisches Museum Wien em cooperação com o Archiv der Gesellschaft der Musikfreunde in Wien (Arquivo da sociedade vienense amiga da música) dedica ao grande mestre da música clássica de Viena – de quem se celebra, em 2020, o 250º aniversário – uma homenagem inusitada.A exposição Beethoven bewegt traz quadros de Caspar David Friedrich, livros de croquis de William Turners, gráficos de Francisco de Goya e Jorinde Voigt, esculturas de Auguste Rodin, Rebecca Horn e John Baldessari, uma escultura performática de Tino Sehgal, um vídeo de Guido van der Werves e muitos outros recursos que podem estabelecer ligações e diálogos com a obra e a personalidade do compositor. Dessa forma, a exposição constrói uma ponte visual entre sua obra e o presente, em um esforço de reflexão poética sobre o compositor e suas criações: as obras-primas das artes plásticas presentes na exposição estabelecem conexões entre a música e o silêncio.

Também por ocasião de seu ano de jubileu, o Leopold Museum apresenta a exposição Inspiration Beethoven. Eine Symphonie in Bildern aus Wien 1900. (Inspiração Beethoven. Uma sinfonia em imagens da Viena de 1900). Em 1899, a 6ª sinfonia de Beethoven, a “Pastoral”, inspirou Josef Maria Auchentaller, pintor do período jugendstil e colega de Klimt, a criar uma grandiosa identidade visual para a sala de música da fábrica de joias Scheid. Pela primeira vez, essa sala será reconstutuída no Leopold Museum, exemplificando de maneira concreta a grande influência exercida por Beethoven entre os artistas do movimento da Secession, por volta do ano de 1900.

Em sua sala Prunksaal, a Biblioteca Nacional Austríaca exibe a exposição Beethoven. Menschenwelt und Götterfunken (Beethoven. Entre o mundo humano e o fulgor divino), que conta com cartas originais e manuscritos de importantes obras de Beethoven. Constam da exposição, por exemplo, páginas da 9ª sinfonia – um empréstimo de Berlim – assim como as partituras do único concerto de violino de Beethoven (op. 61). Além de 130 cartas manuscritas pelo mestre compositor, a exposição da Biblioteca Nacional dispõe ainda da “Coleção Hoboken”, que abarca praticamente todas as primeiras edições impressas das obras de Beethoven.

Na exposição Die Trias der Wiener Klassik: Haydn – Mozart – Beethoven (A tríade da música clássica de Viena: Haydn – Mozart – Beethoven), a Mozarthaus Vienna coloca em evidência as semelhanças, paralelismos e diferenças entre esses três gigantes do mundo da música. Em sua época, Mozart e Haydn foram grandes amigos. Juntos, na casa de Mozart (onde hoje está localizada a Mozarthaus Vienna), produziram muita música. Beethoven teve grande interesse em ser discípulo de Mozart; mais adiante, teve aulas com Haydn.

A Haus der Musik, que em 15/06/2020 comemora seu 20º ano de fundação no centro de Viena, organiza em 2020, no ano de Beethoven, uma vasta gama de atividades: no momento, a sala dedicada a Beethoven está sendo reorganizada para que seja temporariamente complementada com uma série de documentos originais. Fazem parte da exposição permanente uma máscara mortuária do compositor, partituras e croquis de cenários de óperas. A sala também apresenta um quadro que faz um apanhado das 68 residências em que Beethoven morou em Viena. Na instalação musical Inside Beethoven (de 10/06 a 10/08/2020), os visitantes desbravam – a partir dos mais avançados recursos musicais eletrônicos e de um design de espaço refinado – a experiência pessoal e auditiva de fazer parte de um conjunto musical. A partir de outubro de 2020, a mostra temporária Bernstein’s Beethoven, situada no pátio do museu e organizada em cooperação com a Beethoven-Haus Bonn, se debruça sobre as interpretações de importantes maestros americanos sobre a obra do compositor.

O Beethoven Museum, inaugurado em 2017, no 19º distrito, é um ponto de interesse incontornável para qualquer fã de Beethoven: o espaço apresenta inúmeras exposições sobre a vida do mestre na cidade de Viena. Nessa casa, ele compôs peças de piano e sonatas de violino, o oratório “Cristo no Monte das Oliveiras” e parte da sinfonia “Eroica”. Aqui o compositor também redigiu algumas das famosas cartas que acabou nunca enviando a seu irmão. Trata-se do chamado “Testamento de Heiligenstadt”, em que o grande musicista discute sua crescente surdez.

Na Pasqualatihaus, situada na rua Mölker Bastei, no centro de Viena, Beethoven viveu de maneira intermitente ao longo de oito anos – em acomodações disponibilizadas por seu mecenas Johann Baptist Freiherr von Pasqualati. Aqui, ele preparou parte de sua ópera “Fidelio” e algumas sinfonias – em especial, destaca-se a famosíssima peça de piano “Für Elise”. Hoje em dia, o espaço serve como memorial. Por sua vez, na Secession – que já em 1902 havia dedicado uma mostra completa ao genial compositor Ludwig van Beethoven – pode ser vista a renomada obra O friso de Beethoven, de Gustav Klimmt. Com seus 34 metros de comprimento e 2 metros de altura, o quadro tem como temática a 9ª sinfonia de Beethoven e sua interpretação por Richard Wagner e é considerada uma das obras-primas do jugendstil vienense. Em 2020, os visitantes podem apreciar essa obra-prima de Klimt ao mesmo tempo em que escutam, em seu fone de ouvido, o quarto movimento da 9ª sinfonia d-moll op.125 de Beethoven, em uma nova gravação.

A coleção de instrumentos musicais antigos da luxuosa Sala de Mármore do palácio Hofburg se concentra sobre a época contemporânea de Beethoven. Também são expostos dois bustos e dois retratos de Beethoven.

  • Beethoven bewegt, de 25/03 a 05/07/2020, Kunsthistorisches Museum Wien, praça Maria-Theresien-Platz, 1010, Viena, www.khm.at
  • Inspiration Beethoven. Eine Symphonie in Bildern aus Wien 1900. Inspiração Beethoven. Uma sinfonia em imagens da Viena de 1900, de 30/05 a 21/09/2020, Leopold Museum, MuseumsQuartier Wien, praça Museumsplatz, 1, 1070, Viena, www.leopoldmuseum.org
  • Beethoven. Menschenwelt und Götterfunken. Beethoven. Entre o mundo humano e o fulgor divino, de 19/12/2019 a 19/04/2020, Sala Prunksaal, Biblioteca Nacional Austríaca, praça Josefsplatz, 1, 1010, Viena, www.onb.ac.at
  • Die Trias der Wiener Klassik: Haydn – Mozart – Beethoven (A tríade da música clássica de Viena: Haydn – Mozart – Beethoven) Semelhanças – Paralelos – Diferenças, 19.2.2020-31.1.2021, Mozarthaus Vienna, Rua Domgasse 5, 1010 Viena, www.mozarthausvienna.at
  • Haus der Musik. Das Klangmuseum, rua Seilerstätte, 30, 1010, Viena, www.hdm.at
  • Beethoven Museum, rua Probusgasse, 6, 1190, Viena, www.wienmuseum.at
  • Pasqualatihaus, rua Mölker Bastei, 8, 1010, Viena, www.wienmuseum.at
  • Secession, rua Friedrichstraße, 12, 1010, Viena, www.secession.at
  • Coleção de instrumentos musicais antigos, Hofburg, Neue Burg, praça Heldenplatz (Weltmuseum), 1010, Viena, www.khm.at

Contact

Vienna Tourist Board
Helena Hartlauer
Media Relations
Tel. (+ 43 1) 211 14-364