Informações para Imprensa sobre Viena – Março de 2020 / Brasil Seguindo os rastros de Beethoven em Viena


Nos tempos de Beethoven, o bairro de Heiligenstadt se situava na parte externa dos muros da cidade e era conhecido como um lugar de repouso. Hoje em dia, tornou-se parte de Döbling, o 19º distrito de Viena. Em suas longas caminhadas e experiências naturais nessa região, o compositor pôde reunir forças, distrair-se e, sobretudo, reunir esperanças de alívio ou mesmo de cura no que se referia a seus sofrimentos, de saúde e da alma. Em 2017 foi inaugurado em uma de suas antigas residências o Beethoven Museum, localizado na rua Probusgasse. Um percurso de exposições conduz o visitante ao longo das 14 salas. Entre outros temas, são abordadas a história da casa, a mudança de Beethoven de Bonn para Viena, seu tempo em Heiligenstadt, seu processo de composição, suas finanças, a prática de montagem de espetáculos em sua época e seu legado.

A reputação do Theater an der Wien como um importante espaço para eventos de estreia de óperas, operetas, apresentações de canto, peças e concertos de todos os tipos já vem de longa data. Foi aqui que tiveram sua estreia inúmeras obras de Beethoven, entre elas seu concerto de violino e a ópera “Fidelio”. Enquanto trabalhava em sua ópera, nos anos de 1803 e 1804, o compositor viveu por certo tempo nessa casa. No ano de 2020, por ocasião de seu jubileu, o Theater an der Wien propõe uma programação especial em memória de Beethoven: entre elas, estão uma estreia (“Egmont”, de Christian Jost e Christoph Klimke, com estreia em 17/02/2020) e uma nova montagem de “Fidelio”, do próprio Beethoven (com estreia em 16/03/2020 e direção de Christoph Waltz).

O Barão de Pasqualati colocou à disposição de seu amigo Beethoven uma agradável acomodação, onde o compositor viveu por inúmeras vezes em períodos intermitentes entre 1804 e 1814. A Pasqualatihaus está localizada na rua Mölker Bastei, na região central da cidade. À época, Beethoven dispunha de uma vista que ia dos contornos da cidade até as colinas dos bosques de Viena: um deslumbre que pode muito bem ter inspirado o mestre a compor alguns de seus trabalhos mais importantes. Foi aqui que ele trabalhou, por exemplo, em “Fidelio”, em inúmeras sinfonias, em seu concerto de violino e em peças de piano, como “Für Elise” – supostamente dedicada a Therese von Malfatti, seu amor não correspondido. O memorial de Beethoven fica localizado no 4º andar. Lá você encontra uma série de objetos pessoais de Beethoven enquanto ouve suas composições em fones de ouvido.

A casa onde hoje se encontra o restaurante típico heuriger Mayer am Pfarrplatz foi uma das inúmeras residências de Beethoven. Em 1817, ele viveu e compôs nessa casa – que, inclusive, não está muito distante de sua outra casa que acabou se tornando o Beethoven Museum. O heuriger conta com um jardim aconchegante e um bufê diversificado com pratos quentes e frios, além de um vinho próprio, produzido em sua vinícola desde 1683.

Entre outubro de 1822 e março de 1823, Beethoven viveu na casa luxuosa onde se encontra o Restaurant Ludwig van. Nesse espaço, hoje tombado, ele trabalhou, por exemplo, na “Missa solemnis”, em sua 9ª sinfonia e na sonata de piano c-Moll op. 111. O restaurante “Ludwig van”, que hoje ocupa a casa, oferece pratos da cozinha vienense e dos clássicos austríacos a partir de uma interpretação moderna.

No Cemitério Central de Viena, há um mausoléu honorário dedicado a Ludwig van Beethoven (seção 32 A, número 29). Inicialmente, seu jazigo estava localizado no cemitério local do bairro de Währing, onde o compositor havia sido enterrado em 29/03/1827. Em 1888, seus restos mortais foram transferidos para o mausoléu do Cemitério Central. Ao lado de Beethoven, está o jazigo de Franz Schubert. Nas proximidades também se encontra um monumento em homenagem a Wolfgang Amadeus Mozart, cujo jazigo se encontra no Cemitério St. Marxer Friedhof.

  • Beethoven Museum, rua Probusgasse, 6, 1190, Viena, www.wienmuseum.at
  • Theater an der Wien, rua Linke Wienzeile, 6, 1060, Viena, www.theater-wien.at
  • Pasqualatihaus, rua Mölker Bastei, 8, 1010, Viena, www.wienmuseum.at
  • Heuriger Mayer am Pfarrplatz, praça Pfarrplatz, 2, 1190, Viena, www.pfarrplatz.at
  • Restaurant Ludwig van, rua Laimgrubengasse, 22, 1060, Viena, www.ludwigvan.wien
  • Mausoléu de Beethoven, Cemitério Central de Viena, rua Simmeringer Hauptstrasse, 234, 1110, Viena

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Rate this article
Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Service links