Informações para Imprensa sobre Viena – Novembro de 2019 / Brasil Beethoven ao vivo em Viena


A Filarmônica de Viena começou seu ciclo temático de Beethoven já no outono de 2019. Até meados de junho de 2020, o grupo prepara seis noites de apresentação de música de câmara na sala Gustav-Mahler-Saal, da Wiener Staatsoper. Nos dias 1º e 02/02/2020, os membros da Wiener Staatsoper apresentam todas as músicas do mestre ao longo de quatro concertos em um único fim de semana. Já na Wiener Konzerthaus, a Orquestra Sinfônica de Viena monta apresentações extensivas da obra de Beethoven: o leque de obras começa com a 9ª sinfonia, no dia de ano novo, e vai avançando até chegar de volta à “nona”, que é reapresentada em 31 de dezembro. Entre os destaques da temporada estão a reconstituição da “Grosse Beethoven Akademie” de 1808 e um concerto simultâneo com a Beethoven Orchester Bonn – um evento ao ar livre com public viewing, unindo em um único evento Bonn e Viena, as duas cidades mais importantes para Beethoven.

Fidelio, a única ópera de Beethoven, será apresentada em 2020 em duas casas de espetáculo de Viena. Na Wiener Staatsoper, a ópera de Beethoven, em sua versão mais recente, já costumava aparecer na programação em praticamente todas as temporadas; em 2020, ela será apresentada também em sua versão original. Já o Theater an der Wien, onde Beethoven passou certo tempo trabalhando e, inclusive, morando, serve em 2020 como “espaço de recordação”, onde Christoph Waltz, ator vencedor do Oscar, prepara sua montagem de Fidelio (de 16 a 27/03/2020). Nesse evento, a ópera de Beethoven retorna ao lugar em que foi apresentada pela primeira vez. Em 2020, o Musikverein celebra, ao mesmo tempo, o jubileu de Beethoven e o jubileu de 150 anos do edifício da associação. Na programação, Rudolf Buchbinder apresenta seu próprio ciclo de Beethoven, Daniel Barenboim toca sonatas de piano do compositor, enquanto a Filarmônica de Viena, conduzida por Andris Nelson, apresenta suas maestrais sinfonias. No ciclo “Beethoven heute” (Beethoven hoje), a música de câmara de Beethoven é apresentada em contraponto com obras atuais.

Sob a batuta de seu fundador e maestro, o “rebelde clássico” Teodor Currentzis, a orquestra musicAeterna of Perm Opera, de Novosibirsk, apresenta na Konzerthaus, no final de março de 2020, uma série de sinfonias de Beethoven. Em 16/10/2020 é a vez de a ORF Radio-Symphonieorchester apresentar a 9ª sinfonia na Konzerthaus, sob a batuta de Marin Alsop. O evento faz parte de um projeto global intitulado “All Together: A Global Ode to Joy”. Nesse projeto, a “Ode à alegria” é apresentada por nove orquestras parceiras em nove concertos em países diferentes, sempre na língua local. A orquestra Wiener Akademie, de Martin Haselböck, especializada em instrumentos de época, segue com sua série de concertos “Resound Beethoven”: são apresentações marcadas por uma atmosfera especial, sempre nas casas de espetáculos onde as obras tiveram sua primeira estreia. Até 2020, será também lançada a gravação completa de todas as sinfonias e concertos de piano de Beethoven, apresentadas pela Wiener Akademie em instrumentos de época.

 

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Rate this article
Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Service links