Informações para Imprensa sobre Viena – Novembro de 2019 / Brasil Exposições sobre Beethoven em Viena


O Kunsthistorisches Museum Wien em cooperação com o Archiv der Gesellschaft der Musikfreunde in Wien (Arquivo da sociedade vienense amiga da música) dedica ao grande mestre da música clássica de Viena – de quem se celebra, em 2020, o 250º aniversário – uma homenagem inusitada.A exposição Beethoven bewegt traz quadros de Caspar David Friedrich, livros de croquis de William Turners, gráficos de Francisco de Goya e Jorinde Voigt, esculturas de Auguste Rodin, Rebecca Horn e John Baldessari, uma escultura performática de Tino Sehgal, um vídeo de Guido van der Werves e muitos outros recursos que podem estabelecer ligações e diálogos com a obra e a personalidade do compositor. Dessa forma, a exposição constrói uma ponte visual entre sua obra e o presente, em um esforço de reflexão poética sobre o compositor e suas criações: as obras-primas das artes plásticas presentes na exposição estabelecem conexões entre a música e o silêncio.

Também por ocasião de seu ano de jubileu, o Leopold Museum apresenta a exposição Inspiration Beethoven. Eine Symphonie in Bildern aus Wien 1900. (Inspiração Beethoven. Uma sinfonia em imagens da Viena de 1900). Em 1899, a 6ª sinfonia de Beethoven, a “Pastoral”, inspirou Josef Maria Auchentaller, pintor do período jugendstil e colega de Klimt, a criar uma grandiosa identidade visual para a sala de música da fábrica de joias Scheid. Pela primeira vez, essa sala será reconstutuída no Leopold Museum, exemplificando de maneira concreta a grande influência exercida por Beethoven entre os artistas do movimento da Secession, por volta do ano de 1900.

Em sua sala Prunksaal, a Biblioteca Nacional Austríaca exibe a exposição Beethoven. Menschenwelt und Götterfunken (Beethoven. Entre o mundo humano e o fulgor divino), que conta com cartas originais e manuscritos de importantes obras de Beethoven. Constam da exposição, por exemplo, páginas da 9ª sinfonia – um empréstimo de Berlim – assim como as partituras do único concerto de violino de Beethoven (op. 61). Além de 130 cartas manuscritas pelo mestre compositor, a exposição da Biblioteca Nacional dispõe ainda da “Coleção Hoboken”, que abarca praticamente todas as primeiras edições impressas das obras de Beethoven.

Na exposição Die Trias der Wiener Klassik: Haydn – Mozart – Beethoven (A tríade da música clássica de Viena: Haydn – Mozart – Beethoven), a Mozarthaus Vienna coloca em evidência as semelhanças, paralelismos e diferenças entre esses três gigantes do mundo da música. Em sua época, Mozart e Haydn foram grandes amigos. Juntos, na casa de Mozart (onde hoje está localizada a Mozarthaus Vienna), produziram muita música. Beethoven teve grande interesse em ser discípulo de Mozart; mais adiante, teve aulas com Haydn.

A Haus der Musik, que em 15/06/2020 comemora seu 20º ano de fundação no centro de Viena, organiza em 2020, no ano de Beethoven, uma vasta gama de atividades: no momento, a sala dedicada a Beethoven está sendo reorganizada para que seja temporariamente complementada com uma série de documentos originais. Fazem parte da exposição permanente uma máscara mortuária do compositor, partituras e croquis de cenários de óperas. A sala também apresenta um quadro que faz um apanhado das 68 residências em que Beethoven morou em Viena. Na instalação musical Inside Beethoven (de 10/06 a 10/08/2020), os visitantes desbravam – a partir dos mais avançados recursos musicais eletrônicos e de um design de espaço refinado – a experiência pessoal e auditiva de fazer parte de um conjunto musical. A partir de outubro de 2020, a mostra temporária Bernstein’s Beethoven, situada no pátio do museu e organizada em cooperação com a Beethoven-Haus Bonn, se debruça sobre as interpretações de importantes maestros americanos sobre a obra do compositor.

O Beethoven Museum, inaugurado em 2017, no 19º distrito, é um ponto de interesse incontornável para qualquer fã de Beethoven: o espaço apresenta inúmeras exposições sobre a vida do mestre na cidade de Viena. Nessa casa, ele compôs peças de piano e sonatas de violino, o oratório “Cristo no Monte das Oliveiras” e parte da sinfonia “Eroica”. Aqui o compositor também redigiu algumas das famosas cartas que acabou nunca enviando a seu irmão. Trata-se do chamado “Testamento de Heiligenstadt”, em que o grande musicista discute sua crescente surdez.

Na Pasqualatihaus, situada na rua Mölker Bastei, no centro de Viena, Beethoven viveu de maneira intermitente ao longo de oito anos – em acomodações disponibilizadas por seu mecenas Johann Baptist Freiherr von Pasqualati. Aqui, ele preparou parte de sua ópera “Fidelio” e algumas sinfonias – em especial, destaca-se a famosíssima peça de piano “Für Elise”. Hoje em dia, o espaço serve como memorial. Por sua vez, na Secession – que já em 1902 havia dedicado uma mostra completa ao genial compositor Ludwig van Beethoven – pode ser vista a renomada obra O friso de Beethoven, de Gustav Klimmt. Com seus 34 metros de comprimento e 2 metros de altura, o quadro tem como temática a 9ª sinfonia de Beethoven e sua interpretação por Richard Wagner e é considerada uma das obras-primas do jugendstil vienense. Em 2020, os visitantes podem apreciar essa obra-prima de Klimt ao mesmo tempo em que escutam, em seu fone de ouvido, o quarto movimento da 9ª sinfonia d-moll op.125 de Beethoven, em uma nova gravação.

A coleção de instrumentos musicais antigos da luxuosa Sala de Mármore do palácio Hofburg se concentra sobre a época contemporânea de Beethoven. Também são expostos dois bustos e dois retratos de Beethoven.

  • Beethoven bewegt, de 25/03 a 05/07/2020, Kunsthistorisches Museum Wien, praça Maria-Theresien-Platz, 1010, Viena, www.khm.at
  • Inspiration Beethoven. Eine Symphonie in Bildern aus Wien 1900. Inspiração Beethoven. Uma sinfonia em imagens da Viena de 1900, de 30/05 a 21/09/2020, Leopold Museum, MuseumsQuartier Wien, praça Museumsplatz, 1, 1070, Viena, www.leopoldmuseum.org
  • Beethoven. Menschenwelt und Götterfunken. Beethoven. Entre o mundo humano e o fulgor divino, de 19/12/2019 a 19/04/2020, Sala Prunksaal, Biblioteca Nacional Austríaca, praça Josefsplatz, 1, 1010, Viena, www.onb.ac.at
  • Die Trias der Wiener Klassik: Haydn – Mozart – Beethoven (A tríade da música clássica de Viena: Haydn – Mozart – Beethoven) Semelhanças – Paralelos – Diferenças, 19.2.2020-31.1.2021, Mozarthaus Vienna, Rua Domgasse 5, 1010 Viena, www.mozarthausvienna.at
  • Haus der Musik. Das Klangmuseum, rua Seilerstätte, 30, 1010, Viena, www.hdm.at
  • Beethoven Museum, rua Probusgasse, 6, 1190, Viena, www.wienmuseum.at
  • Pasqualatihaus, rua Mölker Bastei, 8, 1010, Viena, www.wienmuseum.at
  • Secession, rua Friedrichstraße, 12, 1010, Viena, www.secession.at
  • Coleção de instrumentos musicais antigos, Hofburg, Neue Burg, praça Heldenplatz (Weltmuseum), 1010, Viena, www.khm.at

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Rate this article
Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Service links