Informações para Imprensa sobre Viena – Julho de 2019 / Brasil Muita arte em uma única cidade


De 26 a 29/09/2019, a feira internacional de arte viennacontemporary reúne no pavilhão Marx Halle galerias de renome, novidades promissoras e nomes já consolidados do mundo da arte da Europa Central e do Leste. Durante uma semana, todos os olhares da arte contemporânea do mundo estarão voltados para Viena. Em 2018, 118 galerias e instituições de 27 países participaram da feira internacional, atraindo em torno de 31.000 visitantes.

Já a mostra Parallel Vienna é pensada como um híbrido entre feira de arte, plataforma para exposições e estúdio artístico. Como já indica o nome, o evento artístico acontece entre 24 e 29/09/2019 – ou seja, praticamente ao mesmo tempo que a viennacontemporary. Essa mistura balanceada entre obras de arte vanguardistas e consolidadas é apresentada em espaços improváveis, como, por exemplo, em imóveis sem uso. A programação também inclui uma vasta seleção de debates, performances, concertos e clubes temáticos.

Ao longo de seus mais de dez anos de existência, o curated by se tornou um festival de arte contemporânea de grande relevância: nele, curadores internacionais são convidados a montar a programação de algumas galerias de Viena. Para além de trazer à tona novas perspectivas, o evento tem se consolidado como uma importante plataforma de networking.

Na Noite dos Museus, que acontece em 05/10/2019, é possível visitar mais de 100 museus e institutos culturais de Viena com um único ingresso, entre as 18h e a 1h da madrugada seguinte. O evento inclui conversas com artistas, palestras e música ao vivo. O ingresso para a Noite dos Museus também dá direito à utilização dos ônibus shuttle entre museus, bem como dos meios de transporte público em geral.

Em Viena, a programação artística de outono se estende até o inverno. De 15 a 22/11/2019, durante a Vienna Art Week, a capital austríaca vira a Meca dos fãs e especialistas de arte de todo o mundo. O calendário está repleto de exposições, debates, apresentações, conversas com artistas, visitas guiadas especiais, instalações, intervenções e performances.

Para quem já estiver na cidade por conta de interesses artísticos, a dica é aproveitar outros dois eventos relacionados ao tema. Nos dias 14 e 15/09/2019, as visitas guiadas à Open House Wien abrem espaço para perspectivas incomuns: sobre edifícios tradicionais da cidade, construções contemporâneas de destaque, prédios corporativos e industriais de grande valor arquitetônico, edifícios residenciais e até mesmo residências privadas.

Quem se interessa por design acerta em cheio ao participar da Vienna Design Week, de 27/09 a 06/10/2019. O renomado festival, que acontece quase ao mesmo tempo que a feira de arte internacional viennacontemporary, conta com uma programação bastante engajada e variada, composta por apresentações, filmes, conversas, eventos, instalações, passeios guiados, especiais e festas. O evento convida o visitante a vivenciar o design da cidade a partir de uma perspectiva renovada. Na edição de 2019, o país homenageado é a Finlândia.

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Rate this article
Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Service links