Informações para Imprensa sobre Viena – fevereiro de 2019 Novidades nos museus de Viena


Em comemoração ao 100º aniversário da Primeira República Austríaca, um novo museu abriu suas portas: desde 10/11/2018, a Haus der Geschichte Österreich, situada na praça Wiener Heldenplatz, em Neue Burg, convida seus visitantes a conhecerem mais da história do país. Sua primeira exposição temporária é intitulada “Aufbruch ins Ungewisse – Österreich seit 1918” (“Salto para o desconhecido – A Áustria a partir de 1918”, em tradução livre). Desde 12/11/2018, voltou a funcionar o Ephesos Museum, também situado na Neue Burg. No edifício, recentemente reestruturado, são exibidos inúmeros objetos encontrados por arqueólogos austríacos em Éfeso, na Grécia, desde 1895. Uma série de outros museus vienenses passará por reformas e reestruturações nos próximos anos. O Sigmund Freund Museum, por exemplo, localizado na rua Berggasse, 19, só poderá ser visitado em sua forma atual até o final de fevereiro de 2019. A partir de março, o museu passará por uma reforma, tendo sua área de exposição ampliada de 280m² para 400m². De 01/03/2019 até mais ou menos maio de 2020, o museu ocupará um espaço provisório na rua Berggasse, 13. A poucos passos do lugar onde viveu e trabalhou Freud, uma exposição apresenta móveis, objetos e pinturas originais ligadas à vida e à obra do fundador da psicanálise.

O Wien Museum também passará por reformas e ampliações nos próximos anos. O edifício, inaugurado em 1959 e planejado por Oswald Haerdtl, será repensado na forma de um museu futurista. A partir de 03/02/2019, o espaço do museu, situado na praça Karlsplatz, será fechado; suas exposições serão apresentadas no museu MUSA. Algumas de suas obras também serão emprestadas para museus mundo afora. No Japão, por exemplo, acontecem duas grandes exposições com essas obras ao longo de 2019.

A Künstlerhaus, construída na praça Karlsplatz em 1868, também será reformada; suas exposições serão realocadas no 5º distrito, em princípio, até o outono de 2019. Já a galeria de pinturas da Academia de Belas-Artes encontrou no Theatermuseum seu refúgio para o período de reformas. Lá estarão expostas até o final de 2020 valiosas obras de mestres clássicos, entre elas, o famoso Tríptico do Juízo Final, de Hieronymus Bosch.

Por sua vez, a reforma da Secession foi concluída em setembro de 2018. Nas comemorações do seu jubileu de 120 anos, o edifício jugendstil tem seu encanto renovado. Os trabalhos extensivos abarcaram, entre outras áreas, a fachada externa, a loja e a melhoria da acessibilidade. No andar subterrâneo da Secession, se encontra o “Friso de Beethoven” (1902), de Gustav Klimt. A obra de 34 metros de comprimento consiste em uma virtuosa interpretação da 9ª sinfonia de Beethoven.

O Leopold Museum, localizado no MuseumsQuartier Wien, esteve fechado de 05/11 a 05/12/2018, em razão de reformas em seu telhado. Sobre esse andar superior, será construído ainda um novo espaço de eventos, o MQ Libelle. O novo MQ Terasse oferecerá uma das mais belas vistas do centro de Viena, com acesso livre e gratuito. De acordo com o planejamento, o projeto deve estar pronto na primavera de 2020.

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Rate this article
Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Service links