Informações para Imprensa sobre Viena – fevereiro de 2019 150 anos da ópera Wiener Staatsoper


Em 2019, completa 150 anos a inauguração da casa de ópera da rua Ringstrasse: em 25/05/1869, a Wiener Staatsoper teve sua primeira apresentação com “Don Giovanni”, de Mozart. No dia 25/05/2019, a Staatsoper comemora seu jubileu com uma festa e com a estreia da ópera “A mulher sem sombra”, de Richard Strauss. No dia seguinte, em 26/05/2019, acontece a festa de jubileu na praça Herbert-von-Karajan-Platz. O espaço público nos arredores da ópera receberá participações não convencionais de vários cantores e cantoras do elenco das óperas, de convidados, do Balé de Viena, da Orquestra da Staatsoper e de vários outros artistas – com surpresas, inclusive!

Já no outono de 2018 teve lugar um simpósio sobre a história da ópera em Viena. Para maio de 2019, está programado um segundo simpósio sobre o tema. Outras duas exposições se dedicam ao jubileu de 150 anos da instituição: a mostra 150 Jahre Opernhaus am Ring (“150 anos de casa de ópera na rua Ringstrasse”), na própria casa, e Die Spitze tanzt – 150 Jahre Ballett an der Wiener Staatsoper (“A elite dança – 150 anos de balé na Wiener Staatsoper”), no Theatermuseum (a partir de 16/05/2019).

A programação da Wiener Staatsoper oferece na temporada 2018/2019 uma seleção única de obras, com um total de 50 óperas, 16 balés e 5 programas infantis. Entre as seis estreias na ópera da rua Ringstrasse estão as novas encenações de clássicos de repertório, como “Die Frau ohne Schatten”, de Richard Strauss, e “Otello”, de Giuseppe Verdi, além de “Les Troyens”, de Hector Berlioz e “Lucia di Lammermoor”, de Gaetano Donizetti. Com “Orest”, de Manfred Trojahns, a programação também conta com uma ópera contemporânea; “Die Weiden”, de Johannes Maria Staud, terá aqui a sua noite de estreia. No total, estão programadas na próxima temporada mais de 350 apresentações na Wiener Staatsoper, das quais 217 são óperas e 58, balés. Além desses eventos, haverá também oito concertos, nove matinês de canto, dez matinês de música de câmara, nove matinês de outros tipos, inúmeras apresentações infantis de óperas, concertos infantis e outros eventos.

Para além da experiência ao vivo do lado de fora da ópera, a Staatsoper continua com sua opção de streaming (www.staatsoperlive.com), na qual estão disponíveis virtualmente 45 apresentações da casa. Já o programa Oper live am Platz retorna na temporada 2018/19, exibindo gratuitamente 85 apresentações nos meses de abril, maio, junho e setembro, projetadas ao vivo em uma parede de 50 m² na praça Herbert-von-Karajan-Platz. Em 28/02/2019, acontece a 63ª edição do baile Wiener Opernball, que, por uma noite, transforma a casa de ópera em um sofisticado salão de dança. No dia seguinte, acontecem na Staatsoper duas apresentações de “A flauta mágica” para crianças.

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Rate this article
Recommend article

Please complete all the mandatory fields marked with *.
The data and email addresses you provide will not be saved or used for other purposes.

From
to
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Service links