By using our website, you are agreeing to cookies being stored and Google Analytics being used on your device in order to offer the best possible service. You can find more information on this here.

B2B service for the tourism industry To website for visitors to Vienna
Colorful tiles on the roof of St. Stephen's Cathedral in Vienna

Informação de imprensa de Viena – fevereiro de 2016 Viena 2016: imperial e contemporânea

Em homenagem ao 100º aniversário de morte do Imperador Francisco José I, tem lugar de 16/03 até 27/11/2016, em quatro espaços de Viena e do estado da Baixa Áustria, a exposição “Franz Joseph 1830-1916” (www.franzjoseph2016.at). A mostra, segmentada em diversos campos temáticos, se centra no monarca, mas também aborda criticamente a figura do Imperador e não deixa de fora a questão política.

Mensch & Herrscher (Ser humano e dominador) – Castelo Schönbrunn

16/03 a 27/11/2016, Castelo Schönbrunn, rua Schönbrunner Schlossstrasse, 1130, Viena, www.schoenbrunn.at

Esta exposição, situada na residência de verão da dinastia de Habsburgo, se dedica à pessoa de Francisco José. Entram em cena seus ancestrais e descendentes, sua infância e criação, bem como acontecimentos decisivos em sua vida. São abordados, por exemplo, a sua ascensão ao trono em 1848 e o noivado e casamento com Elisabeth da Baviera (“Sissi”), bem como o acordo assinado com a Hungria e suas consequências. A mostra tem lugar nas impressionantes salas de exposição do andar térreo do castelo Schönbrunn.

Repräsentation & Bescheidenheit (Representação e humildade) – Kaiserliche Wagenburg Wien

16/03 a 27/11/2016, Kaiserliche Wagenburg Wien, rua Schönbrunner Schlossstrasse, 1130, Viena, www.khm.at

O foco aqui é a orquestração da imagem imperial variando entre a representação imponente e a humildade. Serão expostas carroças e roupas utilizadas pelo próprio monarca. Com a ajuda de carruagens pomposas bem conservadas, grandiosas selas de cavalo, delicados trajes festivos e nobres uniformes da criadagem, são remontados três cerimoniais relevantes da vida do imperador: seu casamento com Elisabeth da Baviera (1854), sua coroação na Hungria (1867) e seu glorioso funeral (1916).

Fest & Alltag (Festa e dia a dia) – Hofmobiliendepot. Möbel Museum Wien

16.3.-27.11.2016, Hofmobiliendepot. Möbel Museum Wien, Andreasgasse 7, 1070 Wien, www.hofmobiliendepot.at

Esta exposição mostra o contraste entre o jeito humilde de Francisco José como pessoa e o estilo de vida pomposo que sua posição lhe impunha burocraticamente. Grandes festejos e viagens extravagantes eram parte da sua vida de monarca. A mostra no Hofmobiliendepot, um dos grandes acervos de móveis do mundo, lança um olhar crítico sobre o legado e o mito de Francisco José em diferentes mídias.

Jagd & Freizeit (Caça e tempo livre), Castelo Niederweiden (Baixa Áustria)

16/03 a 27/11/2016, Castelo Niederweiden, Niederweiden, 2292, Engelhartstetten, www.schlosshof.at

A mostra no castelo Niederweiden, na Baixa Áustria, destaca, entre outros aspectos, a relação pessoal do imperador com a caça, apontando as áreas do reino próprias para essa atividade, bem como abordando as associações de caça e sua importância política.

Em 2016, a Biblioteca Nacional Austríaca dedica a Francisco José I a grande exposição Der ewige Kaiser (“O imperador eterno”). O foco da mostra está no Imperador como figura pública: ele foi provavelmente a pessoa mais retratada do século XIX. Em especial, o seu jubileu de governo e o seu 80º aniversário levaram a uma produção de imagens sem precedentes. Seu rosto aparentemente atemporal era onipresente: era o único símbolo de ligação do decadente reino de Habsburgo. Hoje em dia, se encontram na Biblioteca Nacional Austríaca mais de 10.000 fotografias, gráficos e outros documentos da vida de Francisco José. O material exposto na sala Prunksaal representa o ápice deste extenso acervo. Além disso, é a primeira vez que são exibidas publicamente as cartas de despedida da baronesa Mary Vetsera de Mayerling com o selo do príncipe Rodolfo, encontradas apenas em 2015.

Der ewige Kaiser. Franz Joseph I. 1830–1916 (O imperador eterno. Francisco José I 1830-1916), 08/04 a 30/10/2016, sala Prunksaal da Biblioteca Nacional Austríaca, praça Josefsplatz, 1, 1010, Viena, www.onb.ac.at

Além do Imperador Francisco José, outras personalidades e instituições imperiais também são temas de exposição este ano. O Unteres Belvedere comemora seu 300º aniversário – o seu fundador, o príncipe Eugênio de Savoia, morreu há 280 anos. Há 250 anos, o parque Wiener Prater foi aberto ao público pelo Imperador José II. A esse jubileu, o Wiener Museum Karlplatz dedica a exposição In den Prater! Wiener Vergnügungen seit 1766 (“No Prater! O lazer em Viena desde 1766”, de 10/03 a 21/08/2016, www.wienmuseum.at). O antigo campo de caça imperial é hoje a maior área de lazer e recreação de Viena, com seis quilômetros quadrados. Em 2016, o museu de história da arte Kunsthistorische Museum Wien celebra seu aniversário de 125 anos. Localizada na rua Ringstrasse, encomendada especialmente pelo imperador Francisco José I, o imponente museu dedicado aos tesouros artísticos de Habsburgo foi inaugurado em 1891. Com a exposição comemorativa Feste feiern (“Celebrar festas”) (de 08/03 a 18/09/2016, www.khm.at), o museu apresenta diferentes aspectos de cada uma das festas típicas que se desenvolveram na Europa da baixa Idade Média e da Renascença até o século XVIII. O foco está nos banquetes – na comida, bebida, dança e música –, lançando um olhar especial sobre as residências de Habsburgo.

  • Em 2016, acontecerão em Viena uma série de eventos contemporâneos. Mais informações, você encontra no press release “Viena 2016: Imperial e contemporânea”: https://b2b.wien.info/de/presse/texte
  • www.habsburger.net: excelente fonte de informações sobre a história dos Habsburgos (em alemão e inglês)

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Rate this article
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Title
Service links