By using our website, you are agreeing to cookies being stored and Google Analytics being used on your device in order to offer the best possible service. You can find more information on this here.

B2B service for the tourism industry To website for visitors to Vienna
Colorful tiles on the roof of St. Stephen's Cathedral in Vienna

Viena Informe à Imprensa – maio de 2014 Edificações antigas, novas funções

Da sauna a vapor russa ao edifício de residência e cultura: As Salas de Sofié em Viena passaram por épocas movimentadas. Na localidade no 3° Distrito se encontrava no século XVIII uma sauna a vapor, mais tarde uma piscina coberta, o ‘Sophienbad’. No inverno a piscina ficava fechada e a edificação era convertida em salão para bailes e concertos. Seguiram-se diversas reformas e utilizações, entre elas como palco para operetas, como sala para palestras e como estúdio de gravação. Após um incêndio em 2001, o edifício gravemente danificado ficou fechado até sua reinauguração em 2013. As Salas de Sofié (Sofiesäle) são atualmente um edifício multifuncional que, ao lado dos apartamentos, também abriga locais para eventos, um restaurante e um hotel.

A maior indústria panificadora da Europa se encontrava outrora em Viena. Nas edificações de tijolo da Anker indústria panificadora no 10° Distrito, que em parte são do ano de 1891, atualmente não se fazem mais pães, mas se faz e se exibe arte. Nos espaços históricos reformados foram instaladas desde 2009 várias instituições para expor  arte contemporânea com ateliers, galerias e salas de exposição. A renomada galeria Hilger Modern Contemporary (www.hilger.at), na região central da cidade, atende lá nos dois estabelecimentos  Hilger BROTKunsthalle e Hilger NEXT. As galerias OstLicht (www.ostlicht.at) e Anzenberger Gallery (www.anzenbergergallery.com) se dedicam ao tema de fotografia.

Quartos de hotel urbanos ao invés de lojas vazias: eis o conceito da Urbanauts Street Lofts. O trio de arquitetos vienenses Kohlmayr, Lutter e Knapp transformam antigos estabelecimentos comerciais no andar térreo no 4° Distrito em quartos de hotel. Várias localidades constituem um hotel decentralizado, cujos serviços estão localizados na vizinhança: A casa de café ao lado se torna a sala do café-da-manhã, o banho turco do outro lado da rua se torna a área de spa e o bar na esquina o bar do hotel.

A partir dos anos 50 foram construídas cinco passagens subterrâneas para pedestres na Ringstraβe de Viena em decorrência do aumento do trânsito de automóveis.  Neste meio tempo, a filosofia dos responsáveis pelo planejamento do trânsito mudou e os pedestres novamente podem atravessar a avenida na superfície. Duas de referidas passagens subterrâneas foram convertidas casas noturnas. Em 2003 foi inaugurado na passagem Babenberger uma balada (Club Passage, www.club-passage.at), e em 2011 foi a vez da conversão da passagem Albertina junto à Opera Estatal de Viena. O Dinnerclub Albertina Passage é uma combinação fascinante de alta gastronomia e um clássico American Bar com música ao vivo.

O maior aquário da Áustria se encontra em uma antiga torre de defesa antiaérea da Segunda Guerra Mundial. Em um tanque de 300.000 litros na Casa do Mar (Haus des Meeres) nadam tubarões e tartarugas marinhas. Desde o outono de 2013 há também tubarões martelo em um gigantesco tanque de água no 10° andar da antiga torre de defesa antiaérea. A Casa do Mar exibe em seus aquários principalmente animais do Mar Mediterrâneo e de habitats tropicais de águas doces e de águas marítimas.

Dos Estábulos da Corte Imperial a uma das maiores áreas culturais do mundo: O Quarteirão dos Museus em Viena (Museums Quartier), inaugurado em 2001, não somente abriga arquitetonicamente interessantes novas construções de museus como o Museu Leopold (www.leopoldmuseum.org) ou o mumok - Museu de Arte Moderna Fundação Ludwig (www.mumok.at), mas também inclui os edifícios barrocos que temporariamente foram utilizados como saguões de exposição. Em uma área de 60.000 m², o MQ une instalações dos mais diferentes gêneros artísticos, restaurantes, cafés e lojas. Em virtude de sua bem variada oferta gastronômica o recinto de arte se tornou um dos mais procurados pontos de encontro da cidade.

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Rate this article
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Title
Service links