By using our website, you are agreeing to cookies being stored and Google Analytics being used on your device in order to offer the best possible service. You can find more information on this here.

B2B service for the tourism industry To website for visitors to Vienna
Colorful tiles on the roof of St. Stephen's Cathedral in Vienna

Vienna Media News 11/2013 Vinho „Gemischter Satz“ vienense com Selo de Qualidade (DAC)

Districtus Austriae Controllatus, com a sigla de DAC, é uma designação de origem para vinhos de qualidade típicos de regiões específicas da Áustria. O novo status DAC para o vinho de mistura vienense garante que vinhos com esta designação provêm exclusivamente de Viena e que sua alta qualidade é assegurada por regras e controles estritos. O novo regulamento referente ao vinho de mistura vienense estabelece entre outras disposições que no mínimo três castas de videira de qualidade para produção de vinho branco devem ser cultivadas em conjunto em uma vinícola vienense e que a participação da casta principal não pode ser superior a 50 por cento. Em 2008, a especialidade de vinho vienense foi incluída pela fundação internacional Slow-Food-Stiftung na “Arca do Sabor“ e, portanto, na lista de produtos especialmente dignos de serem protegidos.

A história do vinho de mistura vienense remete ao século XIX. Naqueles tempos, castas de videira nobres (Riesling, Rotgipfler, Weißburgunder, Traminer) foram cultivadas em vinícolas vienenses em conjunto com outras uvas brancas e, após a colheita, processadas em conjunto na adega. Destarte, foram produzidos vinhos de múltiplas camadas e os vinicultores conseguiram obter uma renda assegurada, visto que em virtude das diferentes épocas de floração das castas, mesmo as intempéries nunca levaram a uma perda total da safra. Como simples vinho atabernado, o vinho de mistura por muito tempo amargava uma existência secundária na sombra dos demais vinhos. Atribui-se ao mérito do legendário vinicultor Franz Mayer e do grupo “WienWein“ que o ”Gemischte Satz” vienense vivencia há alguns anos uma nova fase de florescência.

www.wienwein.at
www.wienerwein.at

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Rate this article
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Title
Service links