By using our website, you are agreeing to cookies being stored and Google Analytics being used on your device in order to offer the best possible service. You can find more information on this here.

B2B service for the tourism industry To website for visitors to Vienna
Colorful tiles on the roof of St. Stephen's Cathedral in Vienna

Viena Informe à Imprensa – Setembro de 2013 Viena e Berlim no diálogo artístico

O ponto de partida da mostra, organizada pelo Belvedere em cooperação com a Galeria Berlinense , são as relações, diferenças e afinidades das duas Secessões por volta de 1900. Enquanto os Expressionistas Vienenses se destacaram por sua sensibilidade psicológica, os jovens Selvagens em Berlim demonstraram acima de tudo uma conduta estático-agressiva. A primeira guerra mundial levou a uma aproximação das duas nações, de modo que se desenvolveu um ativo intercâmbio artístico entre as cidades. Ao mesmo tempo, o Cinetismo vienense com elementos iniciais do expressionismo e do futurismo ganhou em influência. Oposto a ele, o dadaísmo berlinense, o qual analisava de forma crítica e subversiva as condições sociais da época e que, por este caminho, desenvolveu uma anti-cultura.

Especialmente os Roaring Twenties destacam o intercâmbio artístico e as aproximações das posições e permitem uma nova visão dos vínculos entre as duas capitais contrastantes, mas mesmo assim estreitamente entrelaçadas uma com a outra – crítica social e estetização, linguagem cubista das formas e o verismo se sobrepunham. Este desenvolvimento é ilustrado por meio de obras de Otto Dix, Rudolf Schlichter, George Grosz, Albert Paris Gütersloh, Anton Kolig e Rudolf Wacker. Além do mais, a mostra apresenta trabalhos, por ex., de Herbert Boeckl, Raoul Hausmann, Josef Hoffmann, Friedrich Kiesler, Ernst Ludwig Kirchner, Erika Giovanna Klien, Oskar Kokoschka, Max Liebermann, Max Oppenheimer e Egon Schiele.

Viena - Berlim

14/02 – 15/06/2014

Belvedere
Unteres Belvedere, Rennweg 6, 1030 Wien
www.belvedere.at

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Rate this article
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Title
Service links