By using our website, you are agreeing to cookies being stored and Google Analytics being used on your device in order to offer the best possible service. You can find more information on this here.

B2B service for the tourism industry To website for visitors to Vienna
Colorful tiles on the roof of St. Stephen's Cathedral in Vienna

Vienna Media News 09/2012 Best of Vienna: o Heurige

Viena não é somente a Capital Federal da Áustria, mas é uma região vinícola com sua própria tradição. 230 viticultores produzem anualmente por volta de 1,7 milhões de litros de vinho, e todo este vinho também quer ser consumido - tradicionalmente nos locais chamados Heurige. Os locais, também chamados de 'Buschenschank' (quando abertos apenas em determinada época), são feitos para sentir-se bem. Encontram-se, na maioria das vezes, nos arredores da cidade e  perto das vinícolas, onde os viticultores vienenses oferecem seus vinhos do tipo 'Grüner Veltliner', 'Gemischter Satz', 'Chardonnay' e 'Blauer Zweigelt' assim como especialidades culinárias. O mais bonito e romântico é curtir um Heurige em seus jardins, em um dia de verão, com vista para as videiras e a cidade.

Para identificar o verdadeiro Heurige vienense, é preciso atentar na placa 'Ausg'steckt' e no ramo de pinheiro, colocados em frente ao restaurante, que indica quando o restaurante está aberto. Esses dois símbolos garantem que ali se servem exclusivamente vinhos de produção própria de vinícolas vienenses. O atual regulamento do Buschenschank (restaurantes sazonais) se baseia em um decreto do imperador Josef II.,  de 1784,  por meio do qual ele deu aos viticultores permissão para comercializar vinho de produção própria. Mas a palavra 'Heuriger' também tem outro significado: se refere ao vinho do ano corrente, que é 'batizado' pontualmente no dia de São Martim (11 de novembro) e se torna 'vinho velho' no mesmo dia do ano subsequente.

www.wienerwein.at

Contato para imprensa

Florian Wiesinger
Invalidenstraße 6
1030 Viena
Austria
tel. (+ 43 1) 211 14-362

Rate this article
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Title
Service links