Sisi Museum

Tudo Sissi

A partir de 05/09/2012 a versão de jubileu do musical Elisabeth estará em cartaz no Teatro Raimund em Viena. O musical em língua alemã de maior sucesso em todos os tempos não somente comemora o 175° aniversário da imperatriz Elisabeth, mas o próprio musical comemora um jubileu, pois ele estreou em Viena há 20 anos e a canção ″Ich gehör nur mir" (somente pertenço a mim mesmo) desde então se tornou conhecida no mundo inteiro. ″Elisabeth″ conta a história dramática e comovente da vida, da atuação e do sofrimento da imperatriz Elisabeth e faz o espectador mergulhar no antigo mundo dos Habsburgos. Música envolvente, coreografias impressionantes e o palco com seu cenário opulento encantaram desde sua estreia,em 1992,8,5 milhões de espectadores em onze países, desde a Alemanha, Finlândia, Suécia e Bélgica passando pela Suíça e Coréia até o Japão.

A coleção de móveis imperiais ″Hofmobiliendepot″ dedica sua programação a partir de 26/09/2012 às Viagens de Elisabeth para Corfu. Em 1861 a Imperatriz visitou a ilha grega pela primeira vez, e 15 anos mais tarde ela voltou e mandou construir o Palácio Achilleion. Os principais destaques da exposição no ″Hofmobiliendepot″ de Viena são o interesse da monarca pela cultura e arqueologia da Grécia e a configuração de seu refúgio grego. Fazem parte da exposição numerosas peças originais como por ex. móveis, peças de vestuário, acessórios e peças avulsas de sua coleção de antiguidades. Em suas viagens a Imperatriz utilizava de preferência o iate Miramar e o luxurioso coche imperial. Além de um modelo do iate exibem-se roupas e utensílios de viagem. E com a exposição permanente Sissi em Filme o ″Hofmobiliendepot″ oferece outra atração referente ao tema. Cenas da legendária trilogia de filmes ″Sissi" dos anos 50, produzida pelo diretor austríaco Ernst Marischka e com a atriz Romy Schneider, são completadas por móveis originais que foram usados na produção dos filmes.

Visita obrigatória para os fãs é o Museu Sissi no palácio imperial (Hofburg) em Viena. A exposição permanente nos apartamentos imperiais opõe a verdade ao mito ao redor da Imperatriz Elisabeth e apresenta numerosos itens de seus objetos pessoais. No ano comemorativo de 2012 a sala de banho da imperatriz recebeu novo brilho, e também seu retrato mundialmente famoso, feito por Franz Xaver Winterhalter, foi restaurado. E a partir de setembro de 2012 o Museu Sissi se dedicará ao tema das biografias de seus quatro filhos.

Outro local de peregrinação para os fãs de Sissi é o Palácio de Schönbrunn, a residência de veraneio dos Habsburgos. No museu das carruagens localizado no palácio, o Caminho de Sissi leva de seu casamento até sua morte trágica em 1898. Exibem-se entre outros objetos carruagens exuberantes que foram usadas pela Imperatriz, retratos, vestuário e utensílios de montaria. Também vale a pena visitar o monumento para a Imperatriz Elisabeth localizado em um canto tranquilo do "Volksgarten" (jardim do povo), a romântica Hermesvilla, o "Castelo dos Sonhos" de Sissi localizado no Jardim Zoológico de Lainz, e seu túmulo na cripta imperial. O final doce do passeio é oferecido pela confeitaria imperial e real Demel, que ainda hoje produz as violetas cristalizadas tão adoradas por Sissi.

  • Musical ″Elisabeth", versão de jubileu, a partir de 05/09/2012, Teatro Raimund, Wallgasse 18-20, 1060 Wien, www.musicalvienna.at
  • Sissi em Corfu. A Imperatriz e o Achilleion, 26/09/2012-27/01/2013, Hofmobiliendepot. Museu dos Móveis, Viena, Andreasgasse 7, 1070 Wien, www.hofmobiliendepot.at
  • Museu Sissi,  Hofburg, 1010 Wien, www.hofburg-wien.at
  • Palácio Schönbrunn e Museu das Carruagens com Caminho de Sissi, Schönbrunner Schlossstraße, 1130 Wien, www.khm.at
  • Monumento da Imperatriz Elisabeth, Volksgarten, Burgring 1, 1010 Wien, www.bundesgaerten.at
  • Museu Hermesvilla Viena, Jardim Zoológico de Lainz / acesso Hermesstraße, 1130 Wien, www.wienmuseum.at
  • Cripta Imperial, Tegetthoffstraße 2, 1010 Wien, www.kaisergruft.at
  • Confeitaria imperial & real Demel, K. & K. Hofzuckerbäcker, Kohlmarkt 14, 1010 Wien, www.demel.at
Teilen, bewerten und Feedback
Rate this article
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Title