A grande dança de Klimt

A conclusão das obras de restauração que levou vários anos de trabalho de conservação, além do 150o aniversário de Gustav Klimt são a oportunidade para o Museu de Artes Aplicadas / Arte Contemporânea (MAK) lançar em 2012 uma exposição de Gustav Klimt sobre os projetos para o mosaico na sala de jantar do palácio de Stoclet em Bruxelas, que compõe a obra principal da exposição. Os nove projetos do tamanho de um por dois metros cada um foram construídos entre 1910 e 1911. Klimt começou o seu trabalho com um conceito aproximado de como o friso deveria ser em detalhe. Com as alterações nos desenhos do projeto para uma escala de 1:1 surgiu gradualmente o trabalho como ele é conhecido hoje. Durante a restauração e conservação, estas mudanças foram documentadas, os métodos de trabalho de Klimt rastreados e suas diretrizes de trabalho comparadas com as peças de mosaico e relíquias de trabalho das oficinas de trabalho vienense (Wiener Werkstätte).

No Museu do Teatro (Theatermuseum) a famosa pintura de Gustav Klimt "Nuda Veritas" é a obra principal de uma exposição especial. A verdade nua, uma imponente mulher de dois metros de altura, mostra ao espectador um espelho. A pintura foi de propriedade do escritor austríaco Hermann Bahr, cujo espólio é administrado pelo Museu do Teatro. Bahr era amigo e um grande mecenas da arte de Klimt no seu tempo. O debate feroz sobre a arte de Klimt, ele rebateu com seu livro "Contra Klimt".

O Museu de Viena (Wien Museum) tem uma coleção Klimt de alta qualidade, que se apresenta pela primeira vez em 2012 na sua totalidade. Com cerca de 400 folhas, o museu possui a maior coleção do mundo de desenhos e esboços de Klimt, as obras-primas do artista, assim como obras iniciais de sua carreira. A apresentação de todas as folhas possibilita conhecer os grupos temáticos das obras em todas as suas facetas. Além dos desenhos, são mostradas algumas pinturas, incluindo a peça mais importante do museu, o "Retrato de Emilie Flöge" de 1902.

O Museu Austríaco de Etnologia (Österreichisches Museum für Volkskunde) tem cerca de 350 amostras têxteis do espólio de Emilie Flöge (1874-1952). A parceira e musa de Klimt foi proprietária do salão de alta-costura vienense "Irmãs Flöge" na Mariahilfer Strasse, onde ela desenhava roupas para a fina sociedade vienense. Na exposição, são apresentados pela primeira vez os bordados brilhantes, rendas delicadas, além de tecidos ornados com motivos Art Nouveau, sendo que a maioria da coleção vem da região sudeste da Europa.

Uma exposição na Casa dos Artistas (Künstlerhaus) mostra os pontos em comum artísticos e biográficos entre Gustav Klimt e a mais importante associação de artistas da Europa Central. Klimt foi de 1891-1897 membro da Casa dos Artistas e participou de diversas atividades da associação. Através da rede social que a associação lhe proporcionou, ele foi indicado por várias comissões para contratos públicos. No arquivo da Casa dos Artistas foi guardada uma série de documentos, cartas e fotografias sobre a vida e obra de Klimt.

O Belvedere Superior (Obere Belvedere) apresenta, além da exposição "Gustav Klimt / Josef Hoffmann. Pioneiros do Modernismo" (até 4.3.2012 no Belvedere Inferior), a partir de meados de Julho de 2012, mais uma exposição do artista: "150 Anos de Gustav Klimt". Com base na maior coleção de pinturas do mundo de Gustav Klimt, a exposição vai abordar, entre outras coisas, a história da receptividade de sua obra, tema até agora muito pouco trabalhado.

  • Gustav Klimt: Expectativas e Concretização, Rascunhos de mosaicos do Palais Stoclet, 21.3.-15.7.2012, MAK Museu Austríaco para Arte Aplicada/Arte Contemporânea, Stubenring 5, 1010 Wien, www.mak.at
  • Contra Klimt. A „Nuda Veritas" e seu defensor Hermann Bahr, 10.5.-29.10.2012, Museu Austríaco de Teatro, Lobkowitzplatz 2, 1010 Wien, www.theatermuseum.at
  • Klimt. A Coleção do Museu de Viena, 16.5.-16.9.2012, Wien Museum, Karlsplatz, 1040 Wien, www.wienmuseum.at
  • Objetos em Foco: A coleção têxtil Emilie Flöge, 25.5.-14.10.2012, Museu Austríaco para Etnologia, Laudongasse 15-19, 1080 Wien, www.volkskundemuseum.at
  • Gustav Klimt e a Casa dos Artistas (das Künstlerhaus), 6.7.-2.9.2012, Künstlerhaus, Karlsplatz 5, 1010 Wien, www.k-haus.at
  • 150 Jahre Gustav Klimt, 12.7.2012-6.1.2013, Belvedere Superior, Prinz-Eugen-Straße 27, 1030 Wien, www.belvedere.at

Informações atuais sobre todas as exposições vienenses de Klimt podem ser obtidas na página www.klimt2012.info

Gustav Klimt, Porträt Emilie Flöge, 1902
Gustav Klimt, Retrato de Emilie Flöge, 1902
Teilen, bewerten und Feedback
Rate this article
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Title