Gustav Klimt, Attersee, 1901

Foco em Gustav Klimt

No centro da exposição "Gustav Klimt no Museu de História da Arte" serão mostradas 13 obras importantes do gênio da pintura, assim como seus esboços. O grupo de artistas "Maler-Compagnie" - Gustav Klimt, seu irmão Ernst e Franz Matsch - recebeu a encomenda no ano de 1890 com a criação de imagens e telas entre as colunas estreitas para a pintura da escadaria do Kunsthistorisches Museum. Pode-se reconhecer nas pinturas de Klimt seu direcionamento para o simbolismo do Art Nouveau. Com essas imagens, ele criou obras-chave que determinaram o estilo de suas obras mundialmente famosas depois de 1900.

No Museu Leopold de Viena, no Bairro dos Museus (MQ) estão expostas ao lado de pinturas de Gustav Klimt, as principais obras de Egon Schiele, assim como obras de muitos artistas da Secessão. No ano de aniversário de Klimt, o Museu mostará a exposição „Klimt Pessoalmente". A exposição „Klimt Pessoalmente" confronta pinturas de Klimt com sua correspondência pessoal. Pela primeira vez o museu coloca um olhar sobre a vida particular do artista. 20 citações originais destacadas nas paredes darão uma visão do entendimento de Klimt sobre a arte. A exposição é complementada por várias fotos históricas, que retratam Klimt em diversas situações cotidianas. O lado pessoal do pintor também será destacado com uma reconstituição do seu atelier.

O Museu Albertina apresenta como centro da exploração de desenhos de Gustav Klimt uma grande parte das aproximadamente 170 obras de sua própria coleção, em que todas as fases do artista são muito bem representadas. Esta exposição abrangente "Klimt - Desenhos" foi enriquecida através der empréstimos cuidadosamente selecionados. O foco da exposição é o talento único de Klimt para o desenho, cujo modo de pensar e maneira de trabalhar são revelados diretamente nos numerosos estudos das figuras, bem como nas alegorias.

Gustav Klimt no Museu de História da Arte

14.2.-6.5.2012, Kunsthistorisches Museum, Maria-Theresien-Platz, 1010 Wien
www.khm.at

Klimt Persönlich

24.2.-11.6.2012, Leopold Museum, Museumsplatz 1, MuseumsQuartier, 1070 Wien
www.leopoldmuseum.org

Klimt - Desenhos

14.3.-10.6.2012, Albertina, Albertinaplatz 1, 1010 Wien
www.albertina.at

 

Teilen, bewerten und Feedback
Rate this article
Feedback to the vienna.info editorial team

Please complete all the mandatory fields marked with *.

Title *
Title